login
Fri 24 of Oct, 2014 (23:05 UTC)

[root@madeira.eng.br ~]#

Linux - It is now safe to turn on your computer

atualizar cache imprimir

NASA utiliza OpenSource para gerenciar dados vindos de Marte

by Frederico Madeira
Wednesday 24 of October, 2012
Posted to Frederico Madeira's Blog
Em notícia recente divulgada pele site Opensource.com apresenta como a NASA disponibiliza o conteudo disponibilizado pelo rover Curiosity que pousou em Marte em Agosto passado.

O grande desafio da NASA é deixar disponivel a qualquer momento e a partir de qualquer lugar os dados da exploração do rover Curiosity. Trata-se de um volume de tráfego de centenas de gigabits/segundo gerado por centenas de milhares de visualizações concorrentes.

A plataforma desenvolvida foi toda baseada em open source. Pela image abaixo conseguimos identificar as soluções utilizadas.

Imagem


Os softwares utilizados são:

Nginx, um servidor web de alto-desempenho

CMS baseado no Railo, que é um framework para desenvolvimento de websites

GlusterFS, que é o responsável por garantir o armazenamento de todas as informações vindas do Curiosity. Trata-se de um sistema de arquivo distribuido que consegue escalar diversos petabytes em um único Namespace.

Certamente soluções baseadas em opensource foram escolhidas em função de sua eficiência, escalabildiade e flexibilidade, permitindo a equipe do projeto viabilizar em um curto intervalo de tempo disponibilizar as imagens vindas de Marte.

Fonte: NASA achieves data goals for Mars rover with open source software



Comentários